sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Conto da Lua Vaga Depois da Chuva


Faz Tempo que o artista Megumi Yuasa me recomendou este filme de Kenji Mizoguchi, como um dos melhores da historia do cinema Japonês. Mas passaram anos sem que eu encontrasse o DVD, ou que alguma sala o exibisse.
Finalmente, ouve uma exibição do filme no Centro Cultural São Paulo, em uma quarta feira a tarde. Larguei tudo para não perder essa oportunidade e fui vê-lo. A entrada era franca, o que permitiu que os tipos mais estranhos estivessem presentes. Eu, que ando sem dinheiro até para um cineminha, achei ótimo.
O cabelo do cara que sentou na minha frente era tão alto e fedido, que tive que mudar de lugar, quando levantei, vi que ele lia, ou fingia ler, um livro do Deleuze.
Um aspecto positivo da sala é que tem lá uma lanterninha que fica controlando tudo, exigindo silêncio e botando a sala em ordem. Fiquei mais tranqüilo.
Quanto ao filme, é um dos mais bonitos que já vi. É um conto popular, daqueles que parecem ingênuos, mas trazem sempre uma bonita verdade.
Para tratar a fantasia e a lenda da historia, ele usa a ilusão do cinema, o que para mim é a melhor forma de se tratar deste tema. Cinema é ilusão, fantasia.
As cenas são fortes e místicas: a fantasma sedutora, a fuga pelo lago entre brumas,a mulher que já morreu, mas fica para cuidar da família, quando ela vê que seu par de chinelos não está lá, percebe que tem de partir.
Não sei onde vocês podem ver este filme, mas façam como eu, corram atrás, que vale a pena.


Felipe Stefani

Um comentário:

Anônimo disse...

bacana,gostaria de ver esse filme !!!!!!!!!!!!!!