segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Composição

A Pesca Milagrosa; Konrad Witz, 1444
Onda. Foto: Felipe Stefani
***
Apesar de na pintura de Konrad parecer mais um lago, o texto bíblico diz que a pesca milagrosa aconteceu no mar. Por isso a idéia de fazer a composição junto com a foto da onda.
Konrad Witz é um pintor que conheci na faculdade. Eu tinha que fazer um trabalho sobre a Renascença e acabei achando-o em um livro de arte. Recomendo a vocês que conheçam o trabalho dele. Ele inovou na técnica de pintar a paisagem e também representou os temas e os personagens de forma mais naturalista que os outros artistas de seu tempo. Foi um inovador.
A foto da onda tirei em um fim de tarde banhado a ouro, na Praia da Guarda do Embau em Santa Catarina, uma das praias mais bonitas que conheço, senão a mais bonita.
***
Felipe Stefani

3 comentários:

canbeck disse...

salve salve maisum blog de Londrina, ja add vc no link sempre que possivel vou passar por aqui.
Salve

Janaína Leite disse...

Linda foto!

romulo de almeida portella disse...

Na pintura renascentista, o fundo é aquele , diria, de terras a perder de vista, montes que talvez apontem para distanciamento, talvez caminhos de percurso insinuado. Um padrão , vai ver.
A figura religiosa na situação representada parece esperar um resultado. Há nesta relação , do fundo com a cena próxima, algo que acentua a ação desta cena. Algo que se faz, ao invés de perder-se de vista.

Na fotografia uma grande onda vem, chega. Ela é majestosa, se faz, desliza. É uma imagem connhecida, a das ondas. Mas há nesta uma aproximação, algo que percebemos que a faz ser bem-vinda. Talvez pelo olhar do fotógrafo...