sexta-feira, 7 de março de 2008

Duas Impressionistas

Mary Cassatt, The Boating Party; 1894
Berthe Morisot, Butterfly Hunt; 1874

Quero postar aqui no blog uma serie de pintores impressionistas que não são, hoje em dia, tão lembrados quanto aqueles que se tornaram mais populares entre os pintores desta época.
Decidi começar com duas mulheres, a francesa Berthe Morisot(1841–1895) e a americana Mary Cassatt(1844-1926).
Berthe foi amiga intima de Manet e até encorajou ele a aderir mais profundamente ao impressionismo. Existe algo similar entre a pintura deles, talvez um apego maior a tradição mais antiga da pintura. As vezes acho os quadros dela um pouco estetizantes (posso estar completamente enganado), porêm outras vezes, acho suas pinturas de uma extrema profundidade.

Mary Cassatt, foi para Paris em 1974 e lá conheceu a arte e os pintores impressionistas, ficou especialmente amiga de Degas, de quem teve muita influência. Filha de um importante empresário americano, ela ajudou muito a promover o impressionismo nos EUA. Além da influência de Degas, ela absorveu, como outros pintores dessa época, muito da arte japonesa, como dá para perceber nesta pintura dela que postei acima.

Recomendo a todos amantes da pintura a pesquisarem mais essas grandes artistas.


Felipe Stefani

3 comentários:

Anônimo disse...

Por acaso essas telas estão em Giverny? Acho que as vi lá...

Anônimo disse...

Olá Diego, essas obras estão, respecitivamente no National Gallery of Art, Washington e no Musee D`Orsay, Paris.

Dani (ela) disse...

...tem uma que eu a-do-ro. não sei se é da Cassat ou Morissot: um perfil (de mulher)no primeiro plano e um grande teatro ao fundo. cena de época... só aparece os "andares" do rico teatro. linda.