quarta-feira, 18 de junho de 2008

De um Extremo a Outro.

Catedral de Viena

Habitação coletiva, Berlim. Peter Eisenman

Quanta diferença entre a Arquitetura Gótica Medieval e a do arquiteto contemporâneo Peter Eisenman. Uma, arraigada nas tradições místicas medievais tal como a maçonaria, é simétrica e religiosa. A outra é pós-moderna, com forte influencia dos filósofos desconstrutivistas. Eu gosto da arquitetura de Eisenman, embora não me identifique com os filósofos que o influenciam. Sou muito contraditório? Bom, pela arquitetura Gótica tenho profunda admiração, embora não seja maçônico. Acho que é possível identificar-se esteticamente com uma obra de arte, sem necessariamente concordar com o embasamento filosófico que subjaz a ela. A questão que quero colocar aqui é: será possível unir essas duas formas de arquitetura?
Penso isso de forma subjetiva e não do ponto de vista de uma mistura maneirista, como em algumas correntes pós-modernas que revisitaram o classicismo.
Um exemplo interessante é a instalação de Eisenman , abaixo, junto a um castelo medieval.
Geralmente as instalações não me chamam a atenção, mas neste caso gostei.


Instalação de Peter Eisenman no jardim do Museo Castelvecchio em Verona.

Um comentário:

Walmir disse...

De tdo modo, mano blogueiro, as contradições, o frágil perante o forte, o liso e o enrugado, o primal ante o erudito, são recomendações artísticas.
Paz e bom humor, sermpre
Walmir
http://walmir.carvalho.zip.net