segunda-feira, 8 de setembro de 2008

William Hogarth.

William Hogarth, The Strode Family. c.1738-1742. Oil on canvas. Tate Gallery, London, UK.

Por causa do embate que ocorreu no séc. XIX, entre o Neoclassicismo e o Impressionismo, a pintura neoclássica é vista com grande preconceito nos tempos atuais. Temos que lembrar que esse foi um embate daquele período e não do nosso, e começar a apreciar essas obras sem o véu desse preconceito. Um mergulho profundo nessas pinturas nos ensinaria muito. Um pintor que recomendo é William Hogarth (Londres, 1697 — Lomdres, 1764). Ainda com forte influencia do Barroco, esse pintor pode ser considerado um dos grandes expoentes do Neoclássico. Amo seus retratos da aristocracia e também suas cenas religiosas. Além de pintor, foi também um cartunista, satirizando a política do seu tempo e as alfândegas. Suas telas são belissimas, e com uma apreciação aprofundada, muito instigantes. Uma boa introdução pode ser feita nesse link: http://www.abcgallery.com/H/hogarth/hogarth.html

Felipe Stefani.

2 comentários:

Marcelo Novaes disse...

Felipe,


Eu olho para os pintores como um apreciador, sem ter a tua arte. Acho excelente teu enfoque de se acabar com essas falsas dicotomias Ou / Ou, Impressionismo X Neoclassicismo. Beleza.


Abração,





Marcelo.

meroSmero disse...

Oi, eu também adoro a obra de William Hogarth. como não posso ter um original, bordei à mão um quadro inspirado em sua obra "The Graham Children" de William Hogarth, 1742.
Dê uma olhada em meu blog, espero que goste.